domingo, 6 de dezembro de 2015

Circuito Se Essa Rua Fosse Minha 2015 | 7ª Etapa

Apresentação do Espetáculo Folia dos Reis

Enfim chegamos ao final da 1ª edição do Circuito Se Essa Rua Fosse Minha. Um ano de aprendizados ao realizar um projeto simples e ao mesmo tempo ousado, no coração do bairro Humaitá em Porto Alegre. Quando vimos morar aqui, há 3 anos, já percorríamos o país com nossos espetáculos de teatro de rua, mas ao voltar para casa, acompanhávamos um parque lindo sem atividades culturais (exceto algumas realizações pontuais no decorrer do ano). 

Sentimos um chamado, como um grupo do bairro, e adotamos o Parque Mascarenhas de Moraes como nossa "Sede Pública", um conceito conhecido entre os fazedores de arte de rua no Brasil, que nada mais é do que um coletivo cultural manter uma prática de atividades no espaço público, dando vida cultural a ele (ensaios, oficinas, encontros artísticos, apresentações). 

Para isso, nos ausentamos um pouco do Parque da redenção, o que nos deixa tristes por um lado - já que é um lugar lindo, um dos mais tradicionais do teatro de rua na capital gaúcha, onde rapidamente formam-se rodas de 300, 400 pessoas para nos assistir, todos os sábados ou domingos. Mas nosso objetivo com esse projeto, realizado todo último domingo do mês no Humaitá, é trazer esse "clima da Redenção" para cá, para que cada vez menos as famílias precisem sair do bairro à procura de arte de rua e, principalmente, para que cada vez mais a comunidade daqui possa ter acesso à arte de qualidade, quando não pode pagar por um ingresso no teatro. 

Somos sonhadores, sim! E nesse primeiro ano de realização não tivemos só flores no caminho. Enfrentamos dificuldades, inclusive dentro da comunidade. Mas tudo o que vivemos nos ensinou muito para que no próximo ano nosso Circuito seja ainda melhor. E com certeza todos aqueles que colaboraram e vibraram conosco representaram uma força extra, nosso combustível para seguir em frente!

Precisamos agradecer imensamente nossos parceiros, que constroem essa realidade conosco: ES - Soluções em Comunicação Visual; Bruna Paulin - assessoria de flor em flor; Personal Pilates by Bárbara Neumann; Yuri Benites - instrutur de Boxe Chinês. 

Agradecemos também a cada um que saiu de sua cada nesses domingos ao longo do ano, para estar conosco no Parque. Vocês são a razão maior de tudo isso.

E, por fim, agradecer aos amigos que nos auxiliaram em algumas etapas, Anderson, Mica, William, e Daniel. Ao pessoal da Administração do Parque Mascarenhas de Moraes. E à equipe do Mototóti, sem a qual jamais teríamos conseguido dar conta do recado: Mariana Beppler, Vitório Azevedo e Geison Aquino.

Obrigado 2015! E que venha 2016, com a 2ª edição do Circuito Se Essa Rua Fosse Minha!!

Abraços,
Carlos Alexandre e Fernanda Beppler
--
Teatro Mototóti

Clique nas imagens para ampliar. Mais fotos clique aqui

 Aula de Pilates com Bárbara Neumann

 Aula de Boxe Chinês conduzida por Yuri Benites

Espetáculo Folia dos Reis do Teatro Mototóti

Nenhum comentário: