sábado, 17 de dezembro de 2011

Grupo Mototóti e o Théâtre du Soleil

Espetáculo: Os Efêmeros (2007) 


Em 2007, tivemos o primeiro contato com o Théâtre du Soleil. Através do Porto Alegre em Cena, pudemos assistir ao lindo e inesquecível espetáculo "Os Efêmeros" (Les Éphémères). Foi um dia que marcou muito nossa caminhada, e que nos deixou uma imensa vontade de reencontrá-los e vivenciar com eles experiências além do espetáculo.

Quatro anos depois, a vontade se traduziu em um novo encontro e as experiências nos mostraram o quão  valeu à pena esperar!!

No dia 08 de dezembro, assistimos ao espetáculo "Os Náufragos da Louca Esperança" ( “Les Naufragés du Fol Espoir (Aurores)”, no parque Eduardo Gomes, em Canoas/RS, num espaço especialmente montado para reproduzir a Cartoucherie, sede do Soleil em Paris/França. Todas as coisas foram trazidas de lá, então ao entrar a gente se sente, de fato, na Cartoucherie - pelo visual e pelo sonoro. É mágico!

Espetáculo: Os Náufragos da Louca Esperança (2011)


A grandeza do espetáculo dispensa comentários, da mesma forma como aconteceu em 2007, com a outra obra! O estado de êxtase continua em nós até agora!

Após uma noite de (pouco)sono, caminhamos para o Bonfim, em Porto Alegre, para uma oficina com o ator Andreas Simma! Fomos os três: Carlos e Fernanda - atores do Mototóti, e Juliana - diretora de i-MUndo (novo espetáculo do grupo).
(foto da oficina com Andreas Simma) 
Oficina "O Corpo Poético - Módulo I: O Prazer do Jogo e os Segredos do Músculo da Imaginação". Três dias de puro teatro, jogo, leveza, aprendizado, convivência, abertura dos sentidos, revisões, e tomados de uma felicidade sem tamanho! Andreas e Adriana (atriz brasileira que foi intérprete e também ministrou a oficina) são dois queridões, generosos, parceiros, e já estão guardados em nossos corações!!!


Em seguidinha, eu, Fernanda - atriz e musicista do Mototóti, mergulhei durante quatro dias na oficina "O Corpo Musical no Teatro", com o músico e compositor do Théâtre du Soleil, Jean-Jacques Lemêtre. 
(foto: Fernanda com Jean-Jacques Lemêtre)
Em palavras não é possível descrever a importância desse momento na minha vida. Posso dizer que é um marco, um divisor de águas. Houve um antes, e agora haverá um depois.
Teve ainda um momento de conferência com o mestre Jean-Jacques, no Teatro Renascença, em que novamente estivemos presentes! Eu, Carlos e Ju.

Eles ensinam com a vida, porque o que fazem é vida! Isso não são palavras minhas, mas desses mestres. Eu tomo como lição! O teatro é a minha vida, e é com essa dimensão que passo a vê-lo depois dessa semana intensa. 

Em nome de meus amigos e colegas, Carlos e Juliana, agradeço a todas as pessoas e instituições* que nos oportunizaram essas dádivas. E agradeço ao Universo por podermos usufruir disso tudo, com os frutos do nosso trabalho do dia-a-dia. 

O Soleil parte, mas deixará seus raios brilhando de forma vibrante em nossas vidas. Jean-Jacques nos disse que, em conversa com sua camarada Ariane Mnouchkine, falavam que a semente foi plantada no Brasil. O Mototóti é um pedacinho desse terreno, e, fértil, recebeu essa semente como um tesouro a ser guardado com cuidado, cultivado com amor e multiplicado, compartilhado. Queremos manter essa chama viva em nosso trabalho sempre. Que venham novos dias!!!

Que venham novos encontros para fortalecer a chama, e regar a semente!

Com imensa gratidão, felicidade e realização,

Fernanda Beppler
--
Grupo Mototóti Ano 5
--


*Porto Alegre Em Cena, Prefeitura Municipal de Canoas, Ateliê Sala 9 (e suas meninas), Coordenação de Artes Cênicas da SMC/POA, DAD/UFRGS e FUNARTE.
-- 

Nenhum comentário: