quinta-feira, 18 de novembro de 2010

I Festival Nacional de Teatro de Rua "Cidade de São Mateus"



Imensamente felizes com o convite da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, para participar da abertura do Festival, partimos no dia 05 de novembro, por terra, rumo a São Mateus, norte do Espírito Santo, quase divisa com a Bahia. Uma viagem e tanto!!

No dia 11, abrimos o Festival, juntamente com os amigos do Grupo Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí|ES, no Sítio Histórico da cidade, onde aconteceram todas as atividades. Um lugar lindo, cheio de história e gente querida. Muitas famílias vivem a cerca dali, e foram presenteadas com a rica programação do Festival, que se estendeu até o dia 14.

Tivemos a oportunidade de conhecer também, o Museu de propriedade particular do escritor Maciel de Aguiar, comprometido com a história dos negros no Brasil, desde a época da escravidão. Um casarão antigo, junto ao Sítio Histórico, com imagens, objetos, documentos, livros, instrumentos de tortura, réplicas em miniatura de quilombos, esculturas em tamanho real dos 13 Zumbis, e uma sala interativa que reproduz, também com esculturas em tamanho real, a "Cena Brasil", pintada por Debret, retratando o açoitamento dos Negros em Praça Pública. Um acervo riquíssimo e importantíssimo, construído com muita pesquisa, carinho e dedicação, que merece ser conhecido por todos. Somos muito gratos pela visita oferecida pelo próprio Maciel!!

Agradecemos o Convite da Secult, e o carinho com que fomos recebidos pelos amigos da Secretaria Municipal de Cultura de São Mateus. Esperamos que este tenha sido o primeiro, de muitos encontros entre nosso Grupo e o público da cidade!! 

Um grande abraço aos amigos que reencontramos no Festival, e aos tantos novos que fizemos!

 Para ver algumas fotos da viagem: http://www.flickr.com/photos/motototi/ 

Viva o teatro de rua!!
Vida longa ao Festival de Teatro de Rua "Cidade de São Mateus"!!!

Nenhum comentário: