terça-feira, 19 de julho de 2016

Espetáculo “Ágata, a princesa” encerra ciclo de atividades do Programa Mais Cultura nas Escolas



Em 2013, o Teatro Mototóti recebeu um convite muito especial da Escola Otavio Augusto de Faria, de Bom Retiro do Sul/RS. Junto com a Escola, escrevemos um projeto para o Programa Mais Cultura nas Escolas, do Governo Federal e tivemos a honra de sermos contemplados para desenvolver diversas atividades culturais com alunos e comunidade escolar através do projeto proposto. Em 2014, começaram os trabalhos, que compreendiam: Oficina de Contação de Histórias para as professoras, apresentação do espetáculo Folia dos Reis para pais, alunos, professores e funcionários e, para finalizar, a realização de uma Oficina de Teatro semanal para as crianças, que culminaria com a montagem de um espetáculo.

Em 2015 precisamos dar uma pausa nas atividades do projeto para aguardar a liberação de verbas. Mas em 2016 retornamos com tudo! Durante os meses de abril a julho deste ano, os atores do grupo Mariana Beppler e Geison Aquino ministraram a Oficina “Pequenas Descobertas – teatro para crianças” para duas turmas de alunos, totalizando 26 crianças. Levamos para a sala de aula diversos jogos e exercícios teatrais, criando um ambiente que propiciou um primeiro contato com o teatro para a maioria daquelas crianças. Ao longo das aulas trabalhamos técnicas teatrais, buscamos desenvolver o imaginário, a criatividade, a expressão corporal de cada um e, juntos, pesquisamos temas da contemporaneidade para a criação da história que seria encenada ao final da oficina. Assim, nasceu “Ágata, a princesa”, um espetáculo escrito pelos próprios alunos, que desconstruiu as histórias clássicas de princesas para dar espaço a uma antiprincesa que tinha muito a nos ensinar.

O espetáculo propôs uma forte reflexão sobre a igualdade, respeito, diversidade e o amor. A apresentação final do trabalho aconteceu na última sexta-feira, dia 15 de julho, no Auditório Egon Harry Lipp, em Bom Retiro do Sul e contou com casa cheia! Familiares, amigos e convidados lotaram o auditório para assistir aos nossos pequenos atores que divertiram e tocaram cada espectador com sua história emocionante. O sucesso foi geral e a realização foi unânime! Para o público, para os alunos atores e para nós, que transbordamos de orgulho.

Temos certeza que a apresentação foi um marco na história da escola, do Teatro Mototóti e de cada aluno que subiu ao palco naquele dia. Mas, principalmente, coroou um processo ainda mais lindo! Que foi o dia a dia que vivemos em sala de aula, ensaio a ensaio, acompanhando a evolução de cada criança, suas pequenas vitórias e conquistas. Cada um deles venceu de uma forma diferente esse processo de criação, mas todos ganharam muito! Juntos vencemos muitos medos, ultrapassamos desafios e vivemos as experiências mais malucas. Mas aprendemos todos juntos que ser maluco é normal e que, acima de tudo, ser você é essencial.

 Para nós do Teatro Mototóti foi uma honra enorme retornar à Escola Otavio Augusto de Faria depois de tantos anos, escola onde duas integrantes do grupo viveram boa parte da sua infância. Retornar para esta escola nos trouxe muitas lembranças e nos encheu de orgulho por poder compartilhar com essas crianças um pouco da nossa experiência.

Agradecemos imensamente à direção da escola, que não mediu esforços para que este espetáculo se realizasse da melhor maneira possível, à Prefeitura Municipal, pelo espaço físico cedido e também à parceria valiosa da MSommer Produções, que nos permitiu apresentar um espetáculo da melhor qualidade técnica.
Fiquem agora com as belas imagens desta noite especial, feitas pelo portal Giro do Vale.










Nenhum comentário: