segunda-feira, 7 de julho de 2014

Espetáculo "Flor da Vida" - intercâmbios com palhaços gaúchos! - Doutores P (Venâncio Aires)

(Carlos, Fe, Eliane e Geison)

Continuando a série de intercâmbios que compõem o processo de montagem do novo espetáculo do Mototóti "Flor da Vida", vamos falar agora sobre um delicioso encontro com essa trupe que trabalha o palhaço no contexto do hospital e, mais recentemente, nos palcos também. Os Doutores P desenvolvem um trabalho artístico no hospital de Venâncio Aires, há 5 anos e fazem parte da Rede Doutores da Alegria.

Fomos recebidos na casa da Eliane Turcatto, a palhaça Dra. Luci Dez, que integra a trupe e que, junto com sua família nos presenteou com um lindo café colonial! Lindo e apetitosíssssssssimo!
Geison Aquino, o Dr. Geisolino e um dos atuais coordenadores do grupo se juntou a nós e o encontro rendeu um bom bate papo.

Entre um chá e uma fatia de bolo, muita reflexão foi servida à mesa. Geison e Eliane apontaram, entre outras coisas que seu trabalho com o palhaço é "deixar-se fazer de bobo para poder subverter. Enquanto as pessoas estão vendo apenas o fracasso, podem não se dar conta do quanto esses fracassos estão fazendo-as refletir". "Tudo aquilo que a gente esconde, o palhaço põe prá fora."

Falamos da trajetória de cada um deles na trupe, das venturas e desventuras desse árduo e gratificante trabalho no hospital, da formação dos integrantes do grupo, de experiências singulares pelas quais passaram com o palhaço no hospital... algumas referências importantes no trabalho dos Doutores P são os Doutores da Alegria, estudos diversos sobre a figura do bobo da corte (idade média) e Michael Christensen. Nos foram indicados dois documentários: um com direção da Letícia Sabatela, "Hotxuá" - que conta a história de uma tribo indígena do norte do Brasil (e que instigou Geison Aquino a querer estudar mais sobre esse "palhaço indígena") e outro chamado "Palhaço em Cabul", dirigido por Enzo Balestrieri e Stefano Moser, que mostra a história de 21 palhaços em uma missão humanitária no Afeganistão.

"Pro palhaço, todos os lugares são o melhor lugar do mundo para se estar!" Com essa frase e nossa galinha cantora - ambos presenteados pelos Doutores, finalizamos esse registro que deixa muitas saudades!

Nosso sincero agradecimento a todo o aprendizado que vocês nos oportunizaram, queridos amigos dos Doutores P! Que a energia guerreira de vocês siga conduzindo este maravilhoso trabalho que realizam em Venâncio, colorindo a vida de tantas pessoas!

Fotos do encontro: clique aqui

Mais sobre os Doutores P: clique aqui

Abraços dos mototótis, Fe Carlos e Mari!
--
Teatro Mototóti Ano 7

Nenhum comentário: